O MESTRE

MESTRE: Jorge Cardoso 3º Dan


 

 

         Jorge Cardoso, iniciou a sua prática de karaté em 1999, já com 17 anos de idade no Centro Amicale de Alcanena com o Mestre José Carlos Monteiro. Amante de artes marciais e da cultura japónica desde os seus 8/9 anos de idade, (fruto dos filmes de artes marciais da época), não teve a oportunidade de ingressar numa escola de artes marciais mais cedo, de forma que aos 17 anos de idade após adquirir transporte próprio, foi a primeira coisa que fez. Em Alcanena funcionava o Centro de Karaté Amicale e é nesta família que ele ingressa.

          Aficionado pelo desporto e pela exigência física que as artes marciais exigiam, inicia uma fase da sua vida que o irá marcar para o resto da vida como pessoa e como Karateca. Mas é com 22 anos de idade e sem qualquer conhecimento a nível do associativismo e na altura era apenas cinto castanho 2º Kyu,  que abraça o desafio do ensino desta arte marcial.  No âmbito da evolução dos seus treinos, tirou em 2003 o curso de treinador na Federação Nacional de Karaté.

           Em Alcanena, a modalidade do Karaté era desenvolvida pelo Mestre José Carlos Monteiro no Centro de Karate Amicale de Alcanena. No entanto, em 2004 o Mestre José Carlos Monteiro ao preparar-se para fechar o centro, convidou o Mestre Jorge Cardoso, na altura aluno (ainda cinto castanho) para dar continuidade ao Karaté no concelho de Alcanena. O atual Mestre Jorge Cardoso acabou por aceitar o desafio, ficando responsável pelo centro a partir de setembro de 2004.

           O reinício em 2004 foi conturbado devido a problemas internos .  devido a problemas internos , assim, o Mestre Jorge, por motivos pessoais, acaba por decidir não continuar com o  centro, deixando o centro de Karate em Junho de 2005. Entretanto o Mestre Jorge foi contactado pela direção da Amicale Karate, na pessoa do Sensei Carlos Dias, onde foi lhe dada a sugestão de iniciar um novo projeto de Karate em Alcanena, com a sua visão e ideologia.                    Após um período de reflexão, o Mestre Jorge Cardoso decide então aceitar o desafio e a 21 de outubro de 2005 inicia o seu projeto próprio. É assim feita a escritura de uma nova associação denominada, Clube de Karate Amicale de Alcanena devidamente legalizada junto das entidades legais, locais e nacionais.

         Durante todos estes anos, o Mestre Jorge Cardoso tem levado os seus alunos a participar em campeonatos de Karaté, estágios, formações entre outras atividades, tendo até à data, dado formação a centenas de praticantes do Concelho de Alcanena e de fora dele.

         Ao longo destes anos tem formado karatecas medalhados em vários campeonatos, entre eles de caráter internacional, sendo que o fator mais importante, que ele valoriza, é o crescimento e sucesso pessoal, através da definição da personalidade e valores para a vida, e aí sim, tem formado verdadeiros campeões. A nível de formação técnica, participa anualmente em treinos específicos de treinadores da Amicale Karate, assim como em formações de carácter técnico e pedagógico da Federação Nacional de Karaté.

          Já participou em diversos estágios de formação técnica de Senseis de renome Mundial, destacando-se: Sensei Masao Kagawa, 9 Dan- Japão;  Sensei Fabrizio Castellani, 7º Dan- Itália; Sensei Ludovico Ciccarelli, 7º Dan- Itália; Sensei Carlos Dias, 7º Dan- Portugal; Sensei Pedro Dias, 5 Dan- Portugal; Sensei Nagaki Shinji, 5 Dan- Japão;  Sensei Roberto de Luca, 8 Dan- Itália; Sensei Nadia Ferluga, 8º Dan- Itália; Christophe Pinna, 6 Dan- França; Sensei Joaquim Gonçalves, 6 Dan- Portugal; entre outros.

           Têm sido variadas e continuadas as formações na área das artes marciais, em particular no Karaté / Defesa pessoal, sempre com o propósito de estar ao nível do que mais se pode exigir neste ambiente desportivo. O Mestre define-se como um humilde jovem praticante de artes marciais, que embora tenha ainda muito a aprender, já tem muito para dar aos jovens, seja pela técnica da arte marcial, seja pelos valores e regras que o Karaté lhe foi sempre incutindo ao longo destes anos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. “Karaté, uma forma de vida.”

         Atualmente, o Mestre Jorge Cardoso continua a sua formação técnica com o apoio do Sensei Carlos Dias, 7 Dan (Diretor Técnico da Amicale Karate). Conheça melhor o Sensei Carlos Dias (Clique Aqui).

Outros dados de interesse.

– Presidente fundador do Clube de Karate Amicale de Alcanena;

– Instrutor Credenciado pela AK-PMA desde 2003;

– Instrutor da associação Amicale Karate Portugal M

artial Arts desde 2004;

– Instrutor do Clube de Karate Amicale de Alcanena;

– Instrutor de Jabbing TM (Cardiokickboxing);

– Treinador de Karate credenciado pelo -IDPJ;

– Treinador de Karate credenciado pela FNK-P;

– Oficial de mesa e juiz de Karate (associativo);

– Oficial de mesa de Karate da FNK-P;

– Formador em diversos workshops de Defesa Pessoal.

 

%d bloggers like this: