O Karate

A prática do Karate-Do, é hoje compreendida em todo o Mundo, como uma disciplina psicofísica e cultural.

Muito mais que uma arte marcial, é uma arte de movimento e respiração, criada com o objetivo de adquirir coragem, cortesia, integridade, humildade e autocontrole, no aperfeiçoamento físico-mental dos seus praticantes, através de uma prática salutar.
Aspetos que vão desde o treino físico do sistema muscular, flexibilidade, sistema respiratório, coordenação motora, equilíbrio, etc. até ao treino mental de aperfeiçoamento da personalidade.

O maior objetivo do Karate-Do é o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes, contribuindo para uma formação integral do homem. Nesse sentido podemos afirmar que a prática correta do Karate-Do auxilia enormemente na EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO e DESENVOLVIMENTO físico e psicológico de quem o prática.

Esta arte de movimento e respiração, realiza a máxima latina Mens sana in corpore sano, segundo o gosto dos seus praticantes, como seja: manutenção, lazer, reabilitação, recreativo, competitivo, cultura física, e ainda, defesa pessoal.

A natureza do treino de Karate-Do de modo a solicitar do corpo, movimentos em todas as direções, e em coordenação, com os braços e as pernas.

Não exige o trabalho de um lado do corpo em especial, ao contrário de muitas outras formas de atividade física, revelando-se como sendo um saudável trabalho físico, pelo desenvolvimento uniforme que proporciona.